Vivência_ Parque do Ibirapuera

 

O nosso primeiro encontro aconteceu no mês de setembro de 2016, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. As pessoas que participaram desse primeiro encontro eram amigas e amigos de amigos, e todos traziam, em si, uma vontade de desenhar, mas junto com ela, traumas e dificuldades que não os permitiam sequer tentar.
A programação da vivência, nesse dia, se resumiu a explorar as habilidades da mão esquerda, isto é, quem desenha com a mão direita, naquele dia, teria que abrir mão dessa zona de conforto e explorar o desenho através de uma outra parte do corpo, que seria a mão oposta. Mais importante do que isso, porém, era se auto-observar em relação ao exercício proposto, nos pensamentos, porque é lá onde tudo começa: o julgamento, o medo de não conseguir, a vergonha de se expor, o medo de tentar e ainda pensar nos que os outro vão falar sobre o seu desenho; tudo isso que fica girando dentro da mente afeta o resultado final do desenho.
Depois que todos finalizaram o trabalho, abrimos a roda para cada um expor e falar sobre o próprio trabalho e também sobre o que sentiram com a experiência de desenhar com uma parte desconhecida do corpo. A segunda atividade foi usar nossas mãos como superfície para criar os desenhos.
Além das atividades propostas, a leitura de textos é um ponto forte para ajudar na desconstrução e compreensão das dualidades da mente. Recorremos aos ensinamentos Budistas para se trabalhar isso. Então, finalizamos o encontro fazendo a leitura de um dos trechos do livro A Doutrina de Buda (1966, BUKKYO DENDO KYOKAI), que fala sobre a forma real das coisas. Após a leitura, abrimos a roda para conversa novamente, para cada um falar o que sentiu nesse dia, durante a vivência com o grupo de estudos #EuNaoSeiDesenhar.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s