Vivência.03 _ Praça dos Arcos

 

Terceiro encontro e o grupo já havia aumentando. Éramos dez pessoas, em um dia de sol, na Praça dos Arcos, que fica perto do cruzamento entre a Av. Paulista e Av. Consolação. Entre essas dez pessoas presentes, uma realmente declarava que não sabia desenhar e demonstrava ansiedades e medos antes desse encontro. Há alguns meses, o museu da FIESP, havia apresentado uma exposição sobre Leonardo da Vinci. Aproveitamos o gancho da exposição sobre Leonardo da Vinci e a pluralidade de usos que ele fazia do desenho para começar um diálogo e promover a necessidade da experimentação. Após essa breve conversa, fizemos um recolhimento de 10 minutos para baixar estímulos mentais.
A primeira atividade foi fazer um desenho de observação com a mão esquerda. Depois que todos fizeram, abrimos a roda para que todos mostrassem o trabalho e para que os outros também interpretassem os desenhos. A pausa para expor os desenhos e dialogarmos sobre eles é muito importante porque existem coisas nos nossos próprios desenhos que não conseguimos ver, mas as outras pessoas podem nos mostrar. Após isso, foi o momento de fazer retratos em dupla usando a boca, mesclando nesse desenho um elemento de imaginação. Na segunda pausa, peço para o participante que tem bloqueios com o desenho comentar sobre a sua experiência e, para a surpresa dele e de todos nós, ele não acreditava no resultado que tinha obtido fazendo um desenho com a boca pela primeira vez. Os olhos dele vibravam com o próprio desenho que, através da atividade proposta, surgiu no papel de uma maneira mais solta, ao contrário do que se tivesse sido feito com a mão, que carrega os vícios e técnicas de desenho.
A música foi um elemento surpresa nesse encontro. Nosso querido amigo Júlio Santos, talentoso flautista, tocou para nós belas músicas, nos conduzindo a uma interessante viagem pela música e desenho simultaneamente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s